Franquias em shoppings: quais critérios usar para escolher o local da nova loja?

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O principal objetivo do shopping center é atrair consumidores e estimular a compra. 

 

Para isso, o espaço oferece um centro comercial repleto de diferentes produtos e serviços, uma ampla praça de alimentação, além de estacionamento, espaços de lazer e um ambiente climatizado.

 

A ideia deu tão certo que aqui no Brasil o shopping center segue em expansão. Somente em 2019, o faturamento dos shoppings atingiu R$192,8 bilhões e as vendas cresceram 7,9% em comparação com o ano anterior, segundo o Censo Abrasce.

 

Como resultado, o empreendimento comercial tem atraído a atenção dos donos de negócio, em especial, daqueles que têm interesse em abrir ou expandir uma franquias em shoppings e buscam encontrar pessoas que realmente utilizam seus serviços.

 

No entanto, na hora de dar “start” no novo negócio é comum que o empreendedor enfrente dificuldades para encontrar o shopping ideal para a sua franquia.

 

Por isso, preparamos este texto. Aqui você vai aprender quais critérios usar para escolher o local da sua nova loja no shopping e, no final, conhecerá dicas para promover o sucesso do empreendimento.

Vamos lá?!

 

O que avaliar na hora de escolher o local da nova franquia em shopping?

Escolher o ponto de venda ideal para a sua franquia em shoppings não é um processo feito do dia para noite. É preciso garantir que o local seja compatível com o perfil do seu público-alvo, além de considerar a influência da concorrência e o valor do aluguel.

 

A seguir, preparamos 5 dicas para você acertar na localização.

 

Confira:

 

1.       Estude o seu público-alvo

 

O primeiro critério a ser avaliado para escolher o local da sua nova franquia em shopping é o público-alvo.

 

Você deve averiguar se os clientes interessados em consumir o seu produto frequentam aquele espaço. Somente assim será possível gerar verdadeiras oportunidades de venda. 

 

Para fazer esse estudo, é preciso considerar vários critérios, em especial, a localização do empreendimento (região da cidade), mix de lojas que existem ali, além de coletar informações com o locatário.

 

Afinal, de nada adianta investir em um espaço que tenha um grande fluxo de pessoas do público C e D se a sua loja vender produtos para a classe A e B, por exemplo.

 

2.     Avalie a concorrência

 

Observe a presença de concorrentes ou similares. Isso será importante para que você consiga imaginar o seu público dentro daquele espaço. 

 

Inclusive, na hora de definir o PDV da sua franquia em shopping vale a pena optar por um local próximo de lojas que se assemelham ao seu mix. 

 

Por exemplo, se você vende produtos para bebê, veja se no shopping existem outros serviços relacionados a esse mercado.

 

3.     Observe a infraestrutura do local

 

Ainda que a maioria dos shoppings tenha um alto padrão de infraestrutura, vale a pena avaliar os diferenciais oferecidos, bem como, as facilidades de acesso, a visibilidade do espaço, o nível de ruído e a localização na cidade.

 

Afinal, tudo isso impacta na experiência do consumidor no espaço e no público-alvo que é atingido por aquele empreendimento comercial. 

 

Além disso, é preciso observar se a loja do shopping atende as necessidades do projeto, principalmente, em relação ao tamanho.

 

Observe se o espaço é adequado para a exposição dos seus produtos ou execução do serviço.

 

Por fim, se atente à condição do imóvel: avalie o estado geral, a luminosidade e o investimento que será necessário para reforma.

 

4.     Considere o fluxo de pessoas

 

Outro ponto importante na hora de escolher o local da sua nova franquia em shoppings é avaliar o fluxo de pessoas, de veículos e o potencial da região.

 

Alguns shoppings, como o Minas Shopping em Belo Horizonte (MG), chegam a ter um fluxo de mais de 1,5 milhão de pessoas por mês, o que proporciona uma grande visibilidade para o seu empreendimento.

 

Para obter informações com essa é fundamental entrar em contato com uma empresa que te ofereça todo o suporte no momento da locação.

 

Além disso, uma boa dica é ir a campo e observar o movimento do shopping durante vários dias e em diferentes horários. 

 

5.     Fique atento ao orçamento

 

Antes de fechar qualquer negócio, verifique se o valor é compatível com a sua capacidade de investimento, bem como, avalie o contrato, as condições de pagamento e o prazo do aluguel. 

 

É preciso calcular adequadamente para que as contas fechem no verde no fim do mês. Para isso, especialistas recomendam que os custos com aluguel não ultrapassem 15% do faturamento mensal.

 

Nesse contexto, uma boa dica é contar com o suporte de um marketplace de shopping. A AlugueOn, por exemplo, oferece suporte para que você escolha a loja de shopping ideal para o seu negócio e condizente ao seu orçamento.

 

Se for caso, a consultoria vai te indicar outras possibilidades de PDV para que você realize a comparação e até mesmo para que conheça novas oportunidades, como a abertura de um quiosque no shopping.

 

Conte com a AlugueOn para escolher o lugar ideal para a sua franquia!

 

O setor de franquias é visto como um dos mais promissores. Afinal, estamos falando de um investimento de grande rentabilidade e com poucos riscos por ser um negócio já testado e bem aceito no mercado.

 

No entanto, de acordo com especialistas, a boa localização garante até 50% do sucesso da franquia, sendo fundamental escolher um PDV estratégico, com boa oportunidade de faturamento e em contato com o seu público-alvo.

 

Além disso, é preciso pensar em estratégias não só para escolher o local da sua loja, mas também para destacá-la

 

Para tudo isso, vale a pena contar com o suporte de quem entende do assunto. A AlugueOn é um marketplace de locação de lojas, quiosques e mídia em shopping.

 

Que oferece todos os recursos necessários pensados para a abertura e expansão da sua franquia. Prova disso é que a AlugueOn possui parceria com mais de 40 shoppings espalhados pelo Brasil e oportunidades para todos os orçamentos.

 

Além disso, se for preciso, a AlugueOn ainda te ajuda a encontrar a franquia certa para o seu perfil com apresentação de estudo de caso. Incrível, né?!

 

Então, entre agora mesmo em contato com um de nossos especialistas e dê mais um passo rumo ao sucesso!

 

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